O Brasil possui diferentes tipos de madeira e cada uma possui as suas particularidades, como cor, textura e veios, assim dá para usar da sua versatilidade na hora de desenvolver produtos decorativos.
Esse guia tem como objetivo lhe ajudar a conhecer as características das madeiras e lhe auxiliar no momento da escolha. Lembrando que no Brasil existem muitas espécies por isso apresentaremos as mais usas e conhecidas.
O que é madeira maciça
A Madeira maciça é um produto natural aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo. Ela é extraída de árvores nativas sem adição de fibras e aglomerados sintéticos – Clique aqui para saber mais sobre madeiras reconstituídas.
Tipos de Madeiras Maciça
Angelim-Pedra
A madeira Angelim-Pedra tem um tom de castanho-avermelhado, com veios castanhos mais escuras; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é dura ao corte; textura grossa e aspecto fibroso
Cumaru
A madeira de Cumaru tem um tom castanho-claro-amarelado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura fina a média e superfície pouco lustrosa e brilho moderado.
Freijó
A madeira de Freijó tem um tom pardo-claro-amarelado uniforme ou com veios escurecidos; seu cheiro é perceptível e gosto levemente acre; sua densidade é média; textura grossa.
Imbuia
A madeira de Imbuia tem um tom pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado, geralmente com veios escuros; seu cheiro é perceptível e gosto amargo e adstringente; sua densidade é média e é dura ao corte; textura média e superfície irregular e lustrosa.
Jequitibá
A madeira Jequitibá tem um tom de vermelho-acastanhado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis, sua densidade é média e é macia ao corte; textura média e superfície com brilho moderado.
Muiracatiara
A madeira de Muiracatiara tem um tom do bege-rosado ao castanho-escuro-avermelhado, com veios mais escuros; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície de brilho moderado.
Pau-marfim
A madeira de Pau-marfim tem um tom do esbranquiçado a branco-amarelado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta; textura fina.
Peroba Rosa
A madeira de Peroba Rosa tem um tom que varia do amarelo ao rosa-avermelhado, às vezes apresenta veios escuros; seu cheiro é perceptível e gosto imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície sem brilho.
Peroba
A madeira de Peroba tem um tom de castanho-avermelhado; seu cheiro é perceptível e gosto imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície sem brilho.
Pinus
A madeira de Pinus tem um tom branco-amarelado; seu cheiro e gosto são perceptíveis e lembra resina; sua densidade é baixa e é macia ao corte; textura fina e superfície com brilho moderado.
Roxinho
A madeira de Roxinho tem um tom arroxeado, às vezes apresenta pedaços em bege claro; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura fina a média e superfície com brilho moderado a acentuado.
Sucupira
A madeira de Sucupira tem um tom pardo-escuro-acastanhado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura grossa e superfície sem brilho.
Cerejeira
A madeira de Cerejeira tem um tom castanho-amarelado-claro; seu cheiro é perceptível e gosto adocicado; sua densidade é média; textura média e aspecto fibroso atenuado.
Garapeira ou Garapa
A madeira Garapeira tem um tom de bege-amarelado a castanho-amarelado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é dura ao corte; textura média e superfície lustrosa e lisa ao tato.
Ipê
A madeira de Ipê tem um tom pardo ou castanho com reflexos amarelados ou esverdeados ao branco-amarelado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura fina e superfície sem brilho.
Jatobá
A madeira de Jatobá tem um tom do castanho-amarelado ao castanho-avermelhado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície pouco lustrosa.
Cedrinho
A madeira de Cedrinho tem um tom castanho-avermelhado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é baixa; textura média e superfície sem brilho.
Carvalho Vermelho
A madeira de Carvalho Vermelho tem um tom avermelhado-escuro; sua densidade é alta e é dura ao corte.
Cedro
A madeira de Cedro tem um tom bege-rosado; seu cheiro é perceptível e gosto ligeiramente amargo; sua densidade é baixa; textura média a grosa e superfície lustrosa.
Cupiúba
A madeira de Cupiúba tem um tom castanho-avermelhado; seu cheiro é perceptível e gosto imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície sem brilho.
Curupixá
A madeira de Curupixá tem um tom bege-rosado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é dura ao corte; textura fina e superfície de brilho moderado.
Eucalipto
A madeira de Eucalipto tem um tom castanho-avermelhado-claro; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média; textura média e superfície sem brilho.
Itaúba
A madeira de Itaúba tem um tom amarelo-esverdeada ao castanho-escuro; seu cheiro é levemente adocicado e gosto imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície pouco brilho.
Louro-Faia
A madeira de Louro-Faia tem um tom róseo-acastanhado ao bege-pálido; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é dura ao corte; textura grossa e superfície lustrosa.
Massaranduba
A madeira de Maçaranduba tem um tom vermelho-claro ao vermelho-escuro; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura fina e superfície sem brilho.
Mogno
A madeira de Mogno tem um tom castanho-claro-avermelhado ao branco-amarelado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é macia ao corte; textura média e superfície com brilho acentuado.
Nogueira
A madeira de Nogueira tem um tom castanho-avermelhado que varia do claro ao intenso; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é macia ao corte; textura fina.
Pinho-de-Riga
A madeira de Pinho-de-Riga tem um tom branco-amarelado com veios em castanho-escuro; sua densidade é média e é macia ao corte.
Teca
A madeira de Teca tem um tom castanho-amarelado a castanho-escuro com veios escurecidos; seu cheiro é perceptível e gosto imperceptíveis; sua densidade é média; textura grossa.
Tatajuba
A madeira de Tatajuba tem um tom amarelo-dourado a castanho-amarelado; seu cheiro e gosto são imperceptíveis; sua densidade é média e é moderadamente dura ao corte; textura média e superfície de brilho moderado.
Tauari
A madeira de Tauari tem um tom branco-amarelado a bege-amarelado; seu cheiro é variável de pouco perceptível a perceptível e gosto levemente amargo; sua densidade é alta e é dura ao corte; textura média e superfície de brilho moderado.
Essas são as Madeiras Maciças mais conhecidas e utilizadas Minhas Mãos tinha para hoje. Agora é avaliar as madeiras citadas e escolher a ideal de acordo com o seu gosto e uso.
Quando tivermos mais Madeiras interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.