0
Seu carrinho

O que é Biomimética e como aplica-la no Design

A natureza é um universo imenso com muitas espécies, sistemas etc. Mas a natureza tem algo especial, que é alta capacidade de resolver problemas. E por isso ela pode ser uma grande fonte de inspiração. Não somente para criar produtos sustentáveis e aperfeiçoar processos de reciclagem mas sim para qualquer solução, de qualquer tipo.

O segredo para olhar a natureza como uma fonte de inspiração é a curiosidade. Quando temos contato com a natureza, raramente estamos prestando atenção nas milhares de ações e reações que estão acontecendo naquele exato momento, naquele lugar. Quase nunca estamos abertos ao aprendizado quando estamos em contato com a natureza.

Biomimética o que é?

Tudo na natureza é resultado de bilhões de anos de evolução. Nela temos a versão mais otimizada que poderia existir, nela as melhores soluções já foram encontradas e evoluídas a exaustão. Então por que não aproveitamos essa experiência como inspiração para nossos projetos?

Este movimento de observar a natureza e extrair dela estratégias de sobrevivência e soluções para os mais diversos problemas, é o que chamamos de biomimética.

A biomimética pode ser considerada um modelo mental, uma ferramenta de inovação ou uma ciência. Porém o mais importante é o seu objetivo de inovar através da inspiração na natureza.

O que é Biomimetica Capa

Biomimética no Design

A biomimética é a conexão entre a natureza e o design, assim possibilitando que a gente consiga entender a sua importância na resolução de problemas.

Segundo a Janine Benyus, a biomimética traz o conceito da natureza como modelo, como medida e como mentora de todas as coisas.

1. Modelo

As formas da natureza que fazem parte do planeta hoje em dia, são resultados de inúmeros processos evolutivos, e por isso devem servir de modelo de inspiração.

2. Medida

Tudo que existe na natureza é aquilo que está mais adaptado para o período da evolução em que a gente vive. Se a textura do corpo do tubarão é constituída da forma que é hoje, é porque esta é a solução que mais se encaixa no contexto do momento.

3. Mentora

Com bilhões de anos de experiência, a natureza é uma universidade viva. É uma mentora dos processos naturais e a melhor professora de resolução de conflitos que você pode encontrar.

Como designers temos que sempre estar em busca de inspirações, e a na natureza é uma grande fonte para a resolução de problemas complexos. Para alcançarmos esse objetivo a biomimética tem como método observar:

Função

Observamos as funções existentes na natureza para aplicá-las em outros contextos, usando-as de formas diferentes de sua aplicação original.

O que e Biomimetica Funcao

Formas

A biomimética também olha para a forma física das coisas. Como são construídas? Quais as proporções? E por que são feitos dessa forma? Na natureza, tudo tem uma razão. A biomimética entende isso e tenta trazer para novos cenários.

O que é Biomimetica - Forma

Padrões

Já reparou como a água escoa na pia? E que o movimento circular ali gerado é o mesmo de um furacão ou de muitas flores ao desabrochar? Este movimento é chamado de vórtex, existente na Terra de várias formas. É tão presente na natureza que o consideramos como um padrão.

O que é Biomimetica - Padrão

Processos

Há processos variados, para o funcionamento da natureza. A biomimética olha para as redes naturais e as trocas envolvidas em cada corpo e em cada lugar. Por exemplo, os corais transformam CO2 em blocos. Como podemos utilizar sua tecnologia e aplicá-la para resolver algumas das nossas necessidades?

O que é Biomimetica - Processos

Sistemas

Olhando em conjunto para os processos, eles formam algo ainda mais complexo: os sistemas. Para ficar mais fácil de entender, pense nos ecossistemas. É uma porção de processos acontecendo num mesmo local sob circunstâncias muito semelhantes.

O que é Biomimetica - Sistemas

Cases de biomimética

1. Velcro

Em 1941, o engenheiro George de Mestral foi inspirado pelas sementes de bardana que grudavam na roupa e nos pelos de animais. No microscópio, ele notou que os pequenos ganchos da planta grudavam em qualquer superfície com “alças”. E assim foi criado o velcro. – Veja o vídeo logo a baixo.

2. Refrigeração Passiva

Os cupins fazem aberturas nos cupinzeiros, e com isso, permitem que o ar circule – o ar frio entra por baixo e o quente escapa por cima. Com essa inspiração o arquiteto Mick Pearce desenhou um prédio no Zimbábue para imitar casas de cupins, que mantêm a temperatura constante, mesmo em clima extremo. A energia economizada com essa alteração foi de pelo menos 10%.  – Veja o vídeo logo a baixo.

3. StoCoat Lotusan

A pintura em ambientes externos duram muito menos que nos ambientes internos. E o principal motivo são as sujeiras. As pinturas externas perdem a sua coloração original rapidamente devido aos ventos, poluição, aves e outros agentes. Então uma solução seria ter superfícies autolimpantes, para reduzir ao máximo esse problema. Veja que não foi determinado um produto e sim a função.

Através da biomimética a Sto chegou a uma solução inspirada na natureza: Eles observaram que a superfície da flor de lótus está sempre limpa, e através de estudos eles replicarão a solução em um produto autolimpante – Veja o vídeo logo a baixo.

4. Shed Me Clothes

Diminuir o consumo de água e energia elétrica do planeta através de uma roupa que se mantenha limpa de outra forma que não seja através da lavagem.

Após descobrir a função, a empresa Shed Me Clothes buscou modelos naturais que já fizessem isso. E encontraram as cobras que trocam de pele. Com essa inspiração eles criaram um tecido feito de camadas de fibras naturais, que são acopladas por fios solúveis em água. Assim você pode tirar uma das camadas com um simples borrifar de água no tecido, fazendo com que a roupa pareça nova novamente.  – Veja o vídeo logo a baixo.

5. bioMASON

A produção de tijolos envolve a elevação de sua temperatura a altos níveis. Isso implica em emissões de carbono a níveis descomunais: Aproximadamente 800 milhões de toneladas ao ano.

Então como criar uma estrutura rígida de uma forma que seja menos agressiva ao meio ambiente?

Através da biomimética eles pensaram em como a natureza consegue criar estruturas tão regidas quanto o tijolo sem poluir a atmosfera. E assim chegaram a uma solução alternativa aos tijolos, que são blocos construídos por bactérias com inteligência de construção. Desse insight surgiu a bioMASON, que zerou a sua emissão de CO2 e não tem desperdícios em seu processo. – Veja o vídeo logo a baixo.

Essas são as informações que as Minhas Mãos tinha sobre Biomimética para hoje. Acredito que com elas, você terá uma boa base para aplicar a biomimética em seus projetos.

Quando tivermos mais informações interessantes publicaremos aqui novamente.

Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.

Quer receber nosso conteúdo sobre decoração, organização, design e muito mais no seu e-mail?

Você pode fazer parte da comunidade da Que Mãos e receber nossos conteúdo! Cadastre seu e-mail!

Deixe um comentário

Posso ajudar?