As cores não tem apenas a função estética na decoração. Ela além de embelezar os ambientes têm o poder de transmitir sensações. Já entrou em um lugar e teve uma sensação de limpeza, calma ou aconchego? Essas sensações podem ter sido causadas pelas cores.
Por ter esse poder, a paleta de cores na decoração deve ser escolhida levando em consideração aspectos técnicos, psicológicos e simbólicos. Por isso preparamos esse post de hoje, com muito conteúdo sobre cores para ser um guia na hora de montar a sua paleta de cores. Ele não serve só para decoradores mas também para outros profissionais que usam as cores no seu dia-dia.
Teoria das Cores
Cores primaria
As cores primárias são formadas por três cores, conhecidas com as cores verdadeira:
- Vermelho (magenta)
- Amarelo
- Azul (ciano)
Essas três cores têm uma característica em comum. Elas não podem ser feitas com a mistura de outras cores.
Cores secundárias
As cores secundárias é a mistura de pares de cores primárias e formam as seguintes cores: Laranjas, verdes e violetas.
Cores Terciárias
As cores terciárias é a mistura de uma cor primária com uma com secundária.
Cores complementares
As cores complementares, que podem ser chamadas também de suplementares ou contraste, são facilmente identificadas olhando o círculo cromático. Elas ficam situadas em lados exatamente opostos.
Sendo assim, as cores complementares são: amarelo com violeta, amarelo alaranjado com azul arroxeado, laranja com azul, vermelho alaranjado com azul esverdeado, vermelho com verde e vermelho arroxeado com amarelo esverdeado.
Combinações do círculo cromático
Como visto anteriormente, as cores complementares estão situadas em lados opostos no círculo cromático. A utilização delas juntas dá destaque e cria saturação. Mas existem outras formas de combinações que mantêm o contraste sem perder a harmonia. Vamos ver essas combinações.
Triade
Essa combinação é formada por três cores equidistantes (que possuem o mesmo distanciamento) no círculo cromático. O resultado dessa escolha forma um triângulo no círculo cromático.
Algumas combinações possíveis são: azul, vermelho e amarelo, ou ainda amarelo alaranjado, vermelho arroxeado e azul esverdeado.
Análogas
Essa combinação é formada por cores posicionadas lado a lado. É possível combinar entre duas e cinco cores. Mas o recomendado é de no máximo 3 cores.
Algumas combinações possíveis são: amarelo, amarelo alaranjado e laranja, ou ainda azul, azul arroxeado e violeta. Essa combinação cria efeitos de calma e harmonia.
Fenda ou meio complementares
Essa combinação é formada por três cores. Primeiramente escolhe uma cor e depois combina com as duas cores exatamente ao lado da cor complementar.
Algumas combinações possíveis são: violeta, as outras duas serão o amarelo esverdeado e o amarelo alaranjado, ou vermelho alaranjado, as outras duas serão o verde e o azul.
Quadrado ou 90º
Essa combinação é formada por quatro cores, a escolha dessas cores forma um quadrado no círculo cromático.
Algumas combinações possíveis são: amarelo, vermelho alaranjado, violeta e azul esverdeado, ou ainda laranja, vermelho arroxeado, azul e amarelo esverdeado.
Retângulo
Essa combinação é formada por quatro cores, a escolha dessas cores forma um retângulo no círculo cromático.
Algumas combinações possíveis são: amarelo alaranjado e vermelho alaranjado com azul esverdeado e azul arroxeado. Ou ainda amarelo e laranja com violeta e azul.
Dica
Existem sites que ajudam a montar essas e outras combinações. Segue o link de um que uso muito.
Outras classificações de cores
Além da classificação serem definidas como primárias, secundárias e terciárias, as cores possuem as classificações das suas propriedades, que são elas:
Matiz
Matiz é o próprio nome da cor, ou o que é percebido através da luz refletida.
Saturação ou croma
Saturação, é referente a pureza da cor. Ela é indicada de acordo com a quantidade de cinza que a cor tem, ou seja, a saturação pode ser diminuída adicionando cinza na cor.
Brilho ou luminosidade
O brilho se refere a ausência ou presença de claridade. As cores podem ser mais luminosas do que as outras, mas essa variação também pode ocorrer adicionando branco (aumenta o brilho) ou preto (diminui o brilho)
Psicologia e simbologia das cores
Os profissionais que trabalham com cores, como os artistas, designers gráficos ou de produtos industriais, arquitetos e designers de interiores, os conselheiros de moda, precisam saber de que forma as cores afetam as pessoas.
A psicologia das cores é um estudo que borda os efeitos que cada cor pode ter no individuo e sobre a cor típica de cada sentimento. 160 diferentes sentimentos e características – do amor ao ódio, do otimismo à tristeza, da elegância à feiura, do moderno ao antiquado – são associados a cores específicas.
Segundo Heller (2000, v.1) “Os resultados das pesquisas demonstram que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento. Com o auxílio do simbolismo psicológico e da tradição histórica”
O que é um acorde cromático?
Os efeitos psicológicos das cores não é algo estanque, e sim baseado no contexto. Dessa forma, cada cor pode produzir muitos efeitos, as vezes contraditórios. Cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião. Uma mesma cor pode ter efeitos erótico ou brutal, nobre ou vulgar, salutar ou venenoso, caloroso ou irritante.
Por que isso acontece? Nenhuma cor está sozinha, ela está quase sempre cercada de outras cores. Pra cada efeito intervêm várias cores – Um acorde cromático.
Segundo Heller (2000, v.1) “Um acorde cromático não é uma combinação aleatória de cores, mas um efeito conjunto imutável. Tão importantes quanto a cor mais frequentemente citada são as cores que a cada vez a ela se combinam. O vermelho com amarelo e laranja tem outro efeito do que o vermelho com preto ou violeta; o verde com preto age de modo diferente do que o verde com o azul. O acorde cromático determina o efeito da cor principal.” – Clique nas imagens a baixo e veja alguns acordes cromáticos e seus efeitos psicológicos.
Cores psicologicamente contrárias
As cores psicologicamente opostas são constituídas de pares de cores que dão a sensação de se oporem com muita intensidade baseado nas nossas sensações e nosso entendimento. Nenhum dos acordes cromáticos da pesquisa feita por Heller (2000, v.1) apresentados a cima, as cores psicologicamente opostas se encontram uma ao lado da outra. Isso é devido a nenhum sentimento ou propriedade, poder ao mesmo tempo ser também seu contrário. Assim sendo se utilizar cores opostas em composições artísticas, o efeito contraditória não passará despercebido.
Cores psicologicamente opostas
Contraste simbólico
Vermelho – azul
ativo – passivo
quente – frio
ruidoso – silencioso
corpóreo – mental
masculino – feminino
Vermelho – branco
forte – fraco
cheio – vazio
passional – insensível
Azul – marrom
mental – terreno
nobre – plebeu
ideal – real
Amarelo – cinza
Laranja – cinza
radioso –turvo
exibido – secretivo
Laranja – branco
colorido – incolor
insolente – recatado
Verde – violeta
natural – antinatural
realístico – mágico
Branco – marrom
limpo – sujo
nobre – plebeu
claro – abafado
inteligente – estúpido
Preto – rosa
forte – fraco
grosseiro – delicado
duro – macio
insensível – sensível
exato – difuso
grande – pequeno
masculino – feminino
Prata – amarelo
frio – quente
decente – insolente
metálico – imaterial
Ouro – cinza
Ouro – marrom
puro – impuro
caro – barato
nobre – trivial
Os simbolismos das cores
Azul
Cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante.
Segunda pesquisa de Heller (2000, v.1) “O azul é a preferida entre as cores. É a cor predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres.
E não existe quase ninguém que não goste de azul: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citaram o azul entre as cores de que menos gostam.”
Nas residências, o azul é frio; porém, tem efeito calmante, por isso é uma cor que se adequá bem aos dormitórios.
O azul é a cor das características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons que não estão sob o domínio da paixão pura e simples, e sim da compreensão mútua. Não existe sentimento negativo em que o azul predomine. O azul por ser a cor do ceu também é a cor do divino a cor eterna.
Vermelho
Cor das paixões – do amor ao ódio. Cor dos reis, do comunismo, da felicidade e do perigo.
O simbolismo do vermelho está marcado por duas vivências elementares: o vermelho é o fogo e o sangue. O fogo e o sangue, em todas as culturas e em todos os tempos, têm um significado existencial. Da mesma forma, o simbolismo vigora no mundo inteiro, e é conhecido de todos.
Amarelo
Cor mais contraditória, é a cor do otimismo, ciúme, recreação, entendimento e da traição.
Ao amarelo pertencem a vivência e o simbolismo do sol, da luz e do ouro.
Por que então ela não é mais apreciada?
Pertence também à vivência e ao simbolismo do amarelo o fato de que nenhuma outra cor é tão instável quanto ela – uma pitada de vermelho vira laranja, uma pitada de azul vira verde, um tantinho de preto e obtemos uma cor suja e opaca. Mais do que todas as outras cores, ela depende das cores combinadas a ela. Perto do branco, o amarelo parece radiosamente claro, perto do preto inconvenientemente berrante.
O amarelo é a cor do otimismo – mas também da irritação, da hipocrisia e da inveja. Ele é a cor da iluminação, do entendimento; mas é também a cor dos desprezados e dos traidores. É assim, uma cor extremamente ambígua.
Verde
Cor da fertilidade, esperança, natureza e o natural, vida e saúde, frescor, da burguesia e da calma. Mas também é a cor de tudo que é venenoso.
O verde é mais do que uma cor, o verde é a quintessência da natureza. O verde é uma ideologia, um estilo de vida: consciência ambiental, amor à natureza, ao mesmo tempo a recusa a uma sociedade dominada pela tecnologia.
É a cor que mais variações tem. Ele pode conter todas as outras cores, o branco e o preto, o marrom e o vermelho – e continuará sendo verde. Mas ele se modifica mais que as outras cores com a luz, dependendo de ela ser natural ou artificial. Por isso, o verde também simboliza uma cor muito mutável.
Nos acordes cromáticos, o verde, na maioria das vezes, se combina com o azul – sempre com um efeito positivo. Caso se combine com preto ou violeta, seu efeito se torna negativo.
Porém, em si, o verde não é nem bom, nem mau.
Preto
Cor do poder, violência, morte, luto, negação, elegância.
Branco
Cor da inocência, do bem e do espírito.
Laranja
Cor da recreação. Budismo, exótica, penetrante, saborosa. Porém subestimada.
O laranja desempenha um papel em nosso pensamento, em nosso simbolismo, um papel subvalorizado. Pensamos no vermelho ou no amarelo antes de pensarmos no laranja.
O vermelho e o amarelo, cores das quais o laranja se constitui, têm em sua simbologia muitas contradições. O laranja muitas vezes denota o verdadeiro caráter de um sentimento, pois o laranja combina as contradições do vermelho e do amarelo, fortalecendo seus pontos em comum.
As coisas podem ser pretas, muito pretas ou o mais pretas que se possa imaginar; existe também o mais branco dos brancos, mas não existe um superlativo para o laranja. Nesse contexto, o laranja é a personificação da versatilidade!
Violeta
Cor do poder, magia, teologia, feminismo e movimento gay. Mas também é a cor da penitência, sexualidade pecaminosa, e da vaidade e outros pecados ligados a beleza.
Excluindo os poucos períodos em que esteve na moda, o violeta nunca foi especialmente apreciado. Para explicar essa rejeição, muitos argumentam não saber diferenciar, dizem que não sabem distinguir entre o violeta e o lilás. A diferença: o violeta é a mistura de vermelho com azul – o lilás tem, além dessas cores, o branco.
Em nenhuma outra cor se unem qualidades tão opostas como no violeta: é a união do vermelho e do azul, do masculino e do feminino, da sensualidade e da espiritualidade. A união dos opostos é o que determina a simbologia da cor violeta.
O violeta tem um passado grandioso. Na Antiguidade, era a cor dos que governavam, a cor do poder. Esse tom de violeta é o púrpura.
Rosa
Cor doce, delicada, charmosa e chocante. Também é a cor da gentileza, da nudez, do sentimentalismo e dos milagres.
Mas o rosa é mesmo uma cor? Ou apenas um meio-termo entre o vermelho e o branco?
O branco e vermelho são contrários – o que for percebido como vermelho não poderá ser branco. O vermelho e o branco são também contrários psicologicamente. O rosa não é somente um meio-termo entre o vermelho e o branco. O rosa tem seu caráter próprio.
Existem sentimentos e conceitos que só se podem descrever com o rosa. E todos os sentimentos que pertencem ao rosa são positivos – o cor-de-rosa é, na verdade, a única cor a qual ninguém pode dizer nada de negativo.
Ouro
Cor do dinheiro, sorte e do luxo.
Como cor, o ouro se transforma em amarelo. Mas, em termos simbólicos, o ouro não se compara a nenhuma outra cor. Quem pensa em ouro pensa, primeiramente, no metal nobre. Ouro é dinheiro, é sorte, é luxo – isso determina a simbologia do ouro.
Prata
Cor da velocidade, dinheiro e da lua.
A cor prata é primeiramente associada ao metal precioso. Pensar em prata leva a maioria das pessoas a fazer, espontaneamente, uma associação com ouro. Dizemos sempre “ouro e prata”, nunca “prata e ouro”. A prata é sempre o adicional, nunca o principal.
Ao vencedor a medalha de ouro; o segundo colocado recebe, como prêmio de consolação, a medalha de prata. As bodas de prata são celebradas aos 25 anos de casamento; as de ouro, aos 50.
Em virtude de a prata desempenhar sempre um papel secundário, também não se irá encontrar nenhum acorde em que ela tenha sido citada em primeiro lugar. É muito raro que a prata domine nosso pensamento.
Marrom
Cor do aconchego, da burrice e do pequeno burguês.
O marrom é uma cor?
Na verdade, não. O marrom resulta da mistura de todas as cores: misture-se o vermelho e o verde, teremos marrom; violeta com amarelo, novamente marrom; azul com laranja, lá está outra vez o marrom. E caso se combine qualquer outra cor com o preto, teremos novamente o marrom. O marrom é mais propriamente uma mistura de cores do que uma cor.
Porém o marrom tem sua simbologia própria. A maioria dos conceitos encarados como “tipicamente marrons” são empregados de maneira negativa. Eis aí o sombrio passado político da cor marrom. O marrom é tido também como feio e vulgar. É a cor da preguiça e da imbecilidade.
No entanto, como cor de vestuário, o marrom é muito bem aceito: pois se acredita que a mistura de todas as cores combina bem com todas elas e são adequadas a todas as ocasiões.
Cinza
Cor do tédio, do antiquado, da velhice, do esquecimento, do passado, modéstia, e da crueldade.
O cinza é uma cor sem força. No cinza, o nobre branco está sujo e o poderoso preto está enfraquecido. O cinza não é o meio-termo dourado, é simplesmente medíocre. O cinza é o velho, sem nenhum embelezamento. O cinza é conformista, ele vai com tudo – se em tons claros ou escuros, isso dependerá mais da cor da qual estará cercado do que do tom de cinza propriamente falando. Dependendo das circunstâncias, o mesmo tom de cinza terá um efeito ora claro, ora escuro.
Pode-se perguntar com razão: o cinza é uma cor? Teoricamente se trata de uma cor acromática, tal qual o branco e o preto. Psicologicamente essa cor é, dentre todas, a mais difícil de se apreender: o cinza é fraco demais para ser considerado masculino, mas ameaçador demais para ser feminino. Não é quente nem frio. Não é mental nem material. Nada é decisivo no cinza, tudo nele é vago. O cinza é a cor sem caráter.
Dicas para montar sua paleta de cores
Varie nos cômodos
Após a escolha de uma paleta de cores, não é obrigatório usá-la em todos os cômodos. Na minha opinião em alguns casos fazer isso, torna a decoração muito burocrática e sem graça.
Diante de tantas opções de cores e tons disponíveis no mercado, decidir por trabalhar somente com uma paleta de cores parece uma tarefa ingrata e talvez até mesmo um desperdício.
Não deixe de considerar os moveis, objetos e acessórios que já tenha na hora de escolhes as cores do seus ambientes.
Combinação do Circulo cromático
Usar os métodos de combinações de cores do círculo cromático é uma boa maneira de montar sua paleta de cores.
Uma dica importante é em relação a intensidade das cores escolhidas. Se você escolher uma cor intensa, é ideal que a outra cor que vai esta próxima dela no ambiente, seja menos intensa para não causar desconforto visual. Para fazer isso é preciso aumentar ou diminuir o brilho dessa cor (adicionar branco ou preto) ou a saturação (adicionar cinza). Porém existem cores que funcionam bem e não causam desconfortos sem precisar alterar o tom delas. Por isso é muito importante sempre o bom senso e realização de testes. – Atualmente existem aplicativos na internet que permite simular a pintura nas paredes, e montar paletas personalizadas ou aceitar sugestões de paletas já montadas.
Contrates
Usar cores contrastantes entre si, desde que feita sem exageros, torna a decoração mais criativa e dinâmica. Além disso, ajuda a dar destaque a seus objetos preferidos e deixa o resultado mais charmoso.
Tendenciais
Pesquisar as tendências é sempre importante na hora de escolhe sua paleta de cores. Por isso não deixe de visitar lojas especializadas, ver revistas e sites de arquitetura e decoração, sempre em busca de ambientes que reflita o seu gosto ou estilo escolhido.
Em lojas se possível tire fotos dos ambientes, para assim ao chegar em casa, você poder comparar com a sua decoração e itens que já tenha, para ver se vai combinar e harmonizar como você imaginou.
Exposições e eventos de arquitetura, também são boas opções de lugar para aprender, tirar dúvidas com especialista da área e também checar as últimas tendências de cores.
Psicológico
No aspecto de sensações e conceitos, que as cores isoladas ou combinadas causam. Uma boa dica, é ver os acordes cromáticos e as informações de cada cor, tirada da pesquisa de Heller (2000, v.1) e apresentados anteriormente.
Isso é Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Paleta De Cores para decoração que Minhas Mãos tinha para hoje. Acredito que com elas, você vai conseguir montar uma linda, palheta de cores para o seu ambiente.
Quando tivermos mais dicas interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.