Se você deseja mobiliar sua casa com um estilo que evoca o mar, o estilo praiano é perfeito para você. Agora vou explicar o porquê! O estilo praiano tem muito poucas regras a seguir se você não quer cometer um erro, então deixe sua criatividade correr solta. Ele prefere móveis com linhas bem simples, as paletas de cores que podem ser usadas são poucas, não tem como errar. E por último mas não menos importante, pode ser recriado mesmo com um orçamento pequeno. Mas antes de explicar como fazê-lo, gostaria de apontar algumas diferenças fundamentais que distinguem esse estilo dos outros.
Se você gosta de âncoras, remos, objetos que lembram interiores de barcos, a cor azul marinho, esse é o estilo náutico, bem diferente do estilo praiano. Este último difere do estilo tropical e mediterrâneo, embora muito semelhante em alguns detalhes. Em todo caso o estilo praiano é definitivamente diferente dos outros especialmente pela simplicidade do design.
Você sabe por que o estilo praiano supera qualquer tendência de decoração? É um estilo limpo e simples, até mesmo adequado para mobiliar apartamentos na cidade. Há muitos que amam o mar a ponto de querer uma casa no litoral. Mas, infelizmente, para muitos continua a ser um sonho, e é por isso que eles escolhem mobiliar seu apartamento em estilo praiano, com um design elegante e brilhante. O estilo praiano traz o verão para dentro de casa com seus tons claros e quentes. Prefere brancos e tons do mar. Inspira-se no ambiente natural do litoral, aproveitando essa paleta de cores e materiais naturais característicos.
Mas o a principal característica do estilo praiano são os espaço brancos e muito luminosos. Na verdade, os interiores nunca são escuros e apertados, mas arejados e frescos. O segredo para reproduzir um ambiente relaxante e agradável é criar uma mistura perfeita de elementos naturais ao lado de um mobiliário claro e clean.
Quais cores escolher além do branco
O branco, portanto, representa a cor predominante nas casas mobiliadas em estilo praiano, uma excelente base para adicionar os tons do céu e do mar, mesmo verde, areia e bege. Para não errar, imagine um litoral, talvez a sua praia favorita! Prefira cores suaves às escuras, verde água, azul empoeirado para combinar com cores neutras.
E para os móveis? Quais móveis escolher?
Opte por acessórios em vime, vime e madeira clara. Escolha móveis e acessórios com linhas limpas. Combine tapetes de palha ou juta e não sobrecarregue os cômodos com objetos e bibelôs desnecessários. Como mencionei anteriormente, decorar sua casa em estilo praiano pode ser muito barato. Na verdade, bastaria lixá-los, dar uma refrescada com tinta branca e encontrar o lugar certo para obter um resultado surpreendente e de baixo custo! Da mesma forma, se você estiver familiarizado com o DIY, poderá recuperar vigas de madeira antigas para serem lixadas. Deixando-as naturais, elas serão perfeitas para transformá-las em uma bela mesa com aspecto vivido e desgastado, ou prateleiras, ou bancos, soluções a serem escolhidas de acordo com suas necessidades, é claro.
Finalmente completa com acessórios. Objetos que têm o poder de transformar um cômodo simples em um mais elegante. Exclua os de metal. Em vez disso, prefira tudo o que representa a natureza. Aproveite as longas caminhadas na praia para recolher vidro e madeira, materiais perfeitos para criar muitos objetos com um design único e original. Disponha cestos de tecido e vasos altos com capim-dos-pampas, muito decorativos, ideais para ambientes de estilo praiano. Decorado com garrafas de vidro azuis ou verdes, coleções de vasos e reproduções cerâmicas de elementos marinhos.
Decore as paredes com pinturas e fotografias retratando praias, o mar, o oceano azul. Evite estampas ou decoração com âncoras e lemes e lembre-se que o segredo é não exagerar nos acessórios e até nos móveis. Mantenha simples. Deixe os quartos arejados e luminosos.
Os tecidos? Para qualquer ambiente, opte por tecidos naturais linho, juta e algodão, lisos e listrados.
Quando tivermos mais dicas interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.