Com o ano chegando ao fim, estamos focados em quais serão as tendências de decoração em 2023. Há alguns meses, tanto designers de interiores quanto arquitetos, bem como empresas de móveis, têxteis e iluminação, vêm nos dando pequenas pistas sobre o que vai acontecer nos próximos meses.
Então, sem mais demora, vamos lhe dar algumas dicas para que você não perca nenhuma dessas tendências e as aplique com excelência em todos os ambientes da sua casa.
1.- Maximalismo eclético
Estamos cansados de ver residências e espaços comerciais que parecem saídos de uma linha de produção, cópias carbono uns dos outros. Nada melhor do que uma casa com personalidade própria, com um carácter bem definido que traduza a essência dos seus proprietários.
Aposte em algo diferente e dê à sua casa o destaque que ela merece.
1.- Misture vários estilos decorativos. Aproveite suas viagens ao exterior para obter objetos únicos de outras culturas como um peça de cerâmica, um kilim, algumas almofadas para o sofá, etc.
2. Brinque com cores fortes e texturas através de papéis de parede e tecidos estampados.
3. Resgate aqueles objetos vintage ou antigos que seus ancestrais tanto amavam e combine-os com móveis mais modernos, como um mesa de vidro ou algumas cadeiras industriais. Lembre-se que eles são a história da sua família, têm um valor sentimental e merecem estar em um lugar privilegiado.
O maximalismo eclético voltou e prevemos um bom momento para que esteja em vigor.
2.- Essência mediterrânea
Em contraste com o maximalismo eclético, em 2023 continuaremos a ver espaços mais minimalista, mas com uma clara influência mediterrânica. O conceito “menos é mais” nunca deixará de estar presente na decoração de interiores.
Dada a correria da vida que levamos, cada dia há mais aposta em espaços simples, luminosos e funcionais, que nos transmitam ordem e serenidade.
A essência do estilo mediterrâneo é apostar em peças artesanais e materiais naturais, móveis embutidos e revestimentos como argamassa de cal que nos ajudam a criar um ambiente harmonioso e acolhedor.
A cor branca como plano de fundo, tecidos como algodão, lã boucle e linho em tons neutros, acessórios em fibras naturais e móveis de madeira natural. São os elementos essenciais para conseguir uma decoração mediterrânica.
3.- Espere, as curvas estão chegando!
Outra das tendências que vão prevalecer na decoração de 2023 são os chamados curvilíneo. Digo prevalecer porque estamos vendo isso desde 2021 com o retorno ao design orgânico inspirado no estilo Mid Century.
Esse estilo é caracterizado por móveis e decoração com formas curvas, que proporcionam dinamismo, aconchego e melhor circulação dentro dos cômodos.
Essa tendência bane linhas retas, arestas e formas retangulares, preconizando uma decoração mais sensual e acolhedora. As formas sinuosas e materiais orgânicos estarão presentes tanto em móveis e acessórios quanto em paredes e revestimentos internos.
Não perca esta tendência e aproveite para adquirir um espelho, uma cabeceira, algumas cadeiras, ou banquetas arredondadas e obtenha este estilo que está dando muito o que falar.
4.- Materiais orgânicos e madeira natural
Materiais como pedra em todas as suas variedades (mármore, calcário, ardósia, granito, tijoleira, etc.) serão tendência principalmente em banheiros e cozinhas. Embora a cada dia sejam mais aceitos em outros cômodos da casa, principalmente como revestimento de parede.
Da mesma forma, os ladrilhos artesanais estão tendo muita popularidade entre os designers de interiores que procuram a “imperfeição” das peças, criando assim espaços únicos onde a textura é de vital importância.
Continuando com os materiais naturais, outra das tendências de decoração para 2023 que temos visto como evolução nas feiras é o nogueira e o carvalho, em móveis. Duas madeiras robustas e esteticamente muito atemporais.
5.- Tons terrosos e dessaturados
Para finalizar esse resumo de tendências, não queremos deixar de fora as cores que vão entrar com força neste próximo ano.
Os tons terrosos, baseados nos elementos da natureza, serão os principais protagonistas de 2023.
As cores verde, terracota, marrom, ocre serão combinadas com tons mais neutros para criar ambientes quentes e acolhedores.
Também entram em paletas de cores dessaturadas ou lavadas o azul e o rosa empoeirado, para dar um toque elegante e sutil a qualquer ambiente.
Como novidade está o viva magenta, designada como a cor Pantone para 2023. Um tom vibrante e muito enérgico que não passará despercebido. Talvez seja um tom muito marcante para o que estamos acostumados, por isso teremos que ter um cuidado especial ao introduzi-lo na decoração de nossa casa.
Ideal para ele maximalismo eclético eu o usaria para dar um toque de cor a um acessório ou até mesmo para estofar um assento, suavizando-o com tons neutros ou pastéis.
Qual dessas tendências você vai introduzir na decoração de 2023?
Quando tivermos mais dicas interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.