Pisos e tapetes com padrão de diamante estão em todo o Instagram ultimamente. Embora eu ame o visual, acredito que seja uma tendência que em alguns anos acabará. Muito parecido com portas de celeiro, shiplap e ladrilhos de metrô são agora. Mas pensei que um pequeno tapete de juta com diamantes para minha entrada seria um ótimo item para experimentar esse visual.
No entanto, fiquei bastante chocada quando vi os preços destes tapetes, mesmo dos mais pequenos!
Em vez de comprar um desses, decidi comprar um tapete simples por menos e pintar o padrão.
Suprimentos necessários para o tapete pintado:
Eu comprei uma no tamanho 48 x 90 cm. Não é juta real, é uma fibra sintética que se parece com juta.
É um tapete interno/externo que achei que seria melhor para este local. É uma área de alto tráfego e os tapetes de entrada ficam sujos rapidamente.
Criando o padrão de diamante
Achei que a parte mais difícil seria conseguir um modelo de padrão de diamante. Eu poderia ter encontrado um estêncil, mas não queria comprar nada extra. Especialmente considerando que eu nem sabia se essa ideia funcionaria. Se saísse ruim, eu planejava usá-lo do lado de fora.
Para o padrão de diamante, cortei um quadrado de papelão e experimentei no tapete. Cortei até ficar pequeno o suficiente para caber dois diamantes, lado a lado, no meu tapete.
Em seguida, usei giz para traçar o contorno.
Assim que tracei os dois primeiros, percebi que deveria ter começado pelo centro. Caso contrário, não iria ficar alinhado. Então comecei do centro do tapete.
Uma vez centralizado, voltei e limpei os dois primeiros contornos.
Quando estava totalmente delineado, apliquei fita adesiva sobre minhas linhas de giz.
Você pode ver que usei giz para marcar X nas áreas que não seriam pintadas. Depois de contornar os quadrados com fita adesiva, voltei a essas áreas e as cobri totalmente. Por fim, aplique fita adesiva em toda a borda do tapete também.
pintando o padrão de diamante
Ao usar estênceis no passado, descobri que a melhor maneira de obter linhas nítidas é usando um pulverizador de tinta. Mas, em vez de usar o meu, usei tinta spray. Pois, eu tinha duas latas de branco. O uso de tinta spray com fixação externa ajuda a segurar melhor.
Além disso, quando este tapete ficar sujo, posso lavá-lo com mangueira.
Isso foi depois de uma ou duas camadas. Considerei com antecedência que o material de juta absorveria a tinta rapidamente. Essa foi outra razão pela qual eu não queria pintar com um pincel, teria demorado muito.
Eu borrifava, ia fazer outras coisas e voltava e borrifava mais. Acabei usando cerca de 1,5 latas de tinta spray.
Depois de deixar secar por várias horas, removi a fita.
Em seguida, deixei o tapete descansar durante a noite para secar completamente antes de voltar para remover as marcas de giz. Eles eram mais difíceis de tirar do que eu esperava, então eu recomendaria um contorno muito leve.
eu usei uma pequena escova mergulhada em água para limpá-los.
Parecia muito melhor depois disso. Em retrospecto, eu provavelmente deveria ter marcado as áreas que ia pintar em vez de marcar as que não seriam pintadas.
E aqui está um close-up. Não é tão nítido quanto quando pintei com estênceis antes, mas isso pode ser devido ao material texturizado. Também pode ser resíduo de giz que não saiu.
Adoro a aparência deste tapete de juta com diamantes na minha entrada.
Com o tempo se ficar muito danificado, vou usá-lo ao ar livre.
Quando tivermos mais dicas interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.