Você já ouviu falar do bloco de cores? É uma das técnicas mais inovadoras na área de decoração, muito apreciada por designers de interiores, decoradores e amantes da cor. Esta técnica faz parte das tendências mais quentes, há anos é escolhida por profissionais para criar jogos de cores e formas exclusivas. O bloco de cores permite criar contrastes únicos, mesmo em espaços pequenos. Esta técnica consiste na combinação de cores complementares e contrastantes, que conferem um elevado impacto visual e decorativo a uma única parede ou a uma divisão inteira.Como previsto, o bloco de cores faz parte das tendências mais quentes há vários anos justamente porque essa mistura original de cores intrigou todos os setores: na moda, design, desenho e pintura. Foi o pintor Piet Mondrian do ‘900 que realizou esta técnica pela primeira vez em suas pinturas coloridas e modernas.
Na decoração, permite criar blocos de cores precisos em harmonia com o ambiente. Usado não só para criar uma composição de cores em uma parede vazia, mas também para realçar uma determinada área e dividir ambientes. Uma verdadeira tendência revolucionária perfeita para quem gosta de ousar com cores. Agora vou explicar melhor os detalhes que o caracterizam e porque você pode economizar dinheiro com essa técnica.
Fonte: la figurinaOs princípios fundamentais dos blocos de cores
Vamos começar pelas formas geométricas que devem ser utilizadas nos ambientes. Cada forma tem um significado, por isso é essencial fazer um estudo cuidadoso antes de começar. Normalmente as formas mais utilizadas são os triângulos, formas dinâmicas e angulares que indicam uma direção precisa a seguir. Perfeito para uso em entradas e áreas de estudo ou escritórios. As formas circulares por outro lado, mais suaves e harmoniosos, capazes de criar uma sensação de proteção e completude, são adequados para os quartos. A formas retangulares são perfeitas para a área de estar. Seu significado se refere à ordem, organização, hospitalidade.A cor desempenha um papel fundamental
Essa técnica também é indicada para dividir cômodos, mas para obter um excelente resultado é preciso escolher um móvel adequado, combiná-lo com o tom da cor ou vice-versa, caso o móvel já esteja presente. Desta forma, evitar-se-ão os excessos de cores e a mistura de estilos que não se adequam à obtenção de um ambiente harmonioso e agradável. As cores são tudo para esta técnica. Bloco de cores sugere diferentes possibilidades para a decoração. Vamos vê-los juntos.- Se você quiser enfatizar uma parede vazia, recomenda-se projetar uma decoração de blocos de cores e formas. Neste caso, deve ser realizado um estudo a priori das cores a serem utilizadas. Normalmente optamos pelo cores complementares – Veja mais na nossa publicação sobre cores. Mas se você não gosta do contraste cores análogas podem ser combinadas. Uma cor escura combinada com um tom mais claro.
- Se, por outro lado, você precisa delimitar espaços em ambientes muito grandes como espaços abertos, recomendamos usar apenas uma cor para as paredes e teto.
- O bloco de cores pode ser usado para destacar algo especifico como por exemplo uma lareira, ou um sofá, a parede que abriga a TV, etc.
Por que escolher o bloco de cores para a decoração da casa?
Porque tem muitas vantagens!- Com esta técnica você pode definir e dividir ambientes a um custo muito baixo e sem adicionar divisórias ou acessórios.
- Conforme necessário, o bloco de cores remove ou adiciona contraste aos espaços.
- Criar profundidade para quartos pequenos.
- Ele ainda melhora a decoração de forma simples
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.