Nesse post eu mergulho nos erros mais comuns de decoração em casas que vejo pessoas cometendo e ofereço dicas e conselhos para corrigi-los.
Agora, eu não quero que ninguém pense que está fazendo algo errado. No final das contas, é a sua casa e se você a ama, isso é tudo que importa! Mas se você está procurando maneiras de melhorar a aparência geral, corrigir esses erros dará à sua casa uma aparência mais polida e bem projetada.
Erros comuns de decoração
Hoje, vamos dar uma olhada nos cinco erros mais comuns de decoração em casas e como corrigi-los. Se você acertar as correções para esses cinco primeiros, prometo que sua casa ficará muito melhor.
O tapete pequeno demais
O erro de projeto: Vocês sabiam que o erro do tapete muito pequeno estava chegando, não é? É algo que vejo “na natureza” com mais frequência do que qualquer outra coisa. As pessoas compram um tapete pequeno e o colocam na sua sala grande. Parece um selo postal no chão!
O conserto: Com tapetes maiores geralmente é melhor!
As cortinas curtas e estreitas
O erro de projeto: Você compra cortinas padrão na loja e coloca a haste diretamente acima da janela e rente as laterais da janela. O resultado? Seu quarto parece menor e você bloqueia a luz natural com as cortinas, mesmo quando estão abertas.
O conserto: Coloque a haste da cortina alguns centímetros abaixo do teto e, em seguida, 20 a 30 centímetros das laterais da janela. Você provavelmente precisará comprar cortinas compridas e fazer bainhas. Ela ficará mais cheia e muito melhor. Ah, e eu sou fã de ter minhas cortinas apenas “beijando” o chão. Sem cortinas sobrando no chão.
Os móveis e arte muito pequenos (ou superdimensionados)
O erro de projeto: Você tem uma sala grande e a enche com um monte de móveis minúsculos. O resultado final parece confuso e desconfortável. Ou você pendura pequenas peças de arte na parede sobre sua cama e se pergunta por que parece estranho.
O conserto: Uma sala grande geralmente pede móveis grandes. Além disso, use a regra de 1/2 a 2/3. Deixe-me explicar…
- Arte: Se você estiver pendurando uma peça sobre uma cama, sofá ou cômoda, certifique-se de que ela preencha pelo menos 1/2 a 2/3 da largura do espaço. Se você quiser mostrar peças menores, agrupe algumas para criar esse efeito.
- Móveis: As mesas de centro devem ter 1/2 a 2/3 da largura do sofá.
- Iluminação: Se você está escolhendo uma luminária suspensa para uma sala inteira, há uma equação diferente a seguir. Meça o comprimento e a largura (sempre em metros) do seu espaço, some esses dois números e divida por 10. Este número é o diâmetro ideal para sua luminária. Por exemplo, uma sala de 3 × 3 precisaria de um lustre de 60cm de diâmetro.
Se você está comprando uma peça nova, sempre recomendo usar fita adesiva para marcar as dimensões no chão ou na parede antes de comprar. Dessa forma, você pode ver como fica em proporção com os outros itens da sala.
Quadro Alto demais
O erro de projeto: Você tem uma obra de arte nova e linda para exibir, mas a pendura no alto da parede. Ninguém pode vê-la bem sem esticar o pescoço.
O conserto: Aqui estão algumas dicas gerais para pendurar seus quadros e artes na altura correta em suas paredes.
- Abandone a regra do “nível dos olhos”: isso não funciona se você for alto ou se o teto for baixo. Em vez disso, pense na parede em 4 seções verticalmente (de baixo para cima). Em seguida, coloque sua arte na 3ª seção acima do chão. Não exiba peças na 2ª ou na 4ª… é quando você estará muito alto ou muito baixo!
- Pendurar um agrupamento: Se você estiver pendurando uma galeria, pense em toda a coleção como uma obra de arte. Portanto, o topo e o fundo do agrupamento não devem ser pendurados muito alto ou muito baixo.
- 1,45-1,50 metros geralmente funciona: em geral, você pode colocar o centro da peça a cerca de 1,45 a 1,50 metros do chão. Isso não funciona para todas as situações, mas é um bom ponto de partida para pendurar sua peça.
- Acima dos móveis: Ao pendurar uma peça acima de um sofá ou cômoda, há mais coisas a considerar. Normalmente, a parte inferior da obra de arte deve estar 10-20 cm acima da peça de mobiliário. A maioria das pessoas pendura as peças muito alto e acaba parecendo desproporcional.
A casa sem personalidade
O erro de projeto: Você segue as tendências de design e as implementa em sua casa. O resultado? Sua casa não se parece com você e você nunca está satisfeito com a aparência porque as tendências estão sempre mudando.
O conserto: Ignore as tendências e descubra o que você realmente gosta. Examine os catálogos e o Pinterest em busca de inspiração e observe os elementos comuns pelos quais você é atraído, repetidamente. Espaços claros e luminosos? Escuro e mal-humorado? Encontre os espaços que fazem seu coração bater mais forte e incorpore esses elementos em sua casa. Além disso, não se esqueça da função! Temos uma família de quatro pessoas que inclui dois filhos pequenos. Estou sempre em busca de peças duráveis que possam sobreviver ao manuseio brusco.
Além disso, não se esqueça de adicionar peças que contem sua história. Alguém deve entrar em sua casa e dar uma olhada na vida das pessoas que moram lá. Ignore a decoração genérica, em vez disso, exiba suas memórias.
Quando tivermos mais dicas interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.