O jardim de interno é uma tendência que não é nova, já víamos antes da pandemia. Mas atualmente esta muito em alta. Isso se deve às grandes vantagens de criar espaços mais acolhedores e saudáveis na casa. A tendência do verde e da natureza continua em vigor neste 2023. E se você ainda não agregou seu jardim interno à sua decoração, é hora de começar a planeja-lo. Tome nota de suas vantagens e aproveite.
Um jardim interno para a casa
Um jardim interno é um complemento à decoração que vai embelezá-la ainda mais. Mas é muito mais que isso, pois a combinação de plantas e elementos decorativos pode criar um ambiente mais acolhedor. Vai dar um toque diferente a uma decoração que pode ser muito chata ou sem vida. Paz, relaxamento e conforto são sentidos quando você se cerca da natureza.
Não se limitam a alguns ambientes. Porque são tão atraentes e versáteis que podem ser colocados em praticamente qualquer lugar. Você não precisa fazer grandes mudanças ou gastar muito dinheiro. Apenas criando um ambiente natural em que abundam as folhas verdes e talvez algumas flores. Especialmente plantas fáceis de cuidar e que não precisam de muita luz solar.
Também podem ser usados para delinear zonas em grandes espaços. Vidro e madeira podem servir de objetivo para agregar na decoração, dar um toque rústico com potes de barro. Acessível no preço e com variadas opções. Eles podem ser usados na entrada, na sala de estar. Mas também na sala de jantar, em um enorme quarto. Perto das janelas e também na cozinha. Realmente não há desculpa para você não ter seu jardim interno neste 2023.
Vantagens de um jardim interno
Um ambiente com plantas é mais atrativo. Além disso, é um ambiente saudável que promove sensações de relaxamento e calma que todos queremos desfrutar em casa. As plantas fornecem oxigênio e refrescam a casa em dias quentes. Elas são uma boa maneira de decorar um canto da casa. Seja na sala ou na entrada.
São uma forma saudável de ocupar o seu tempo livre. Porque cuidar das plantas dentro e fora de casa é saudável. Tanto fisicamente quanto mentalmente, pois ajuda você a fazer atividade física. Mas também para relaxar, afastando o estresse. O melhor é que você não precisa gastar muito, pois muitas plantas são bem acessíveis. Você pode aproveitar as paredes, o teto e o chão para colocar todo tipo de plantas, que ficarão fantásticas.
As melhores plantas para o seu jardim interno
Existem muitas plantas que podem ser usadas para criar um belo jardim interno. Mas que não precisam de muitos cuidados e que resistem bem dentro de casa. Ainda assim, deve ter sempre a atenção que devem ter bastante luz natural através de clarabóias ou janelas. Algumas precisam apenas de luz indireta e outras de um pouco de luz natural. Anote quais serão mais fáceis para você ter nos seus jardins dentro de casa.
A Aloe Vera é uma planta bastante conhecida, tem sua beleza peculiar e é muito fácil de cuidar. Mas precisa de muita luz natural, por isso é perfeito para cantos da casa onde recebe muita luz. Talvez um canto perto das janelas da sala. Tem a vantagem de precisar de umidade, então você pode pensar em um pequeno jardim interno na área do banheiro ou da cozinha.
A Monstera deliciosa tem sido uma das grandes protagonistas das tendências decorativas de 2022. E neste 2023 ela não está disposta a abrir mão de seu trono, então atenção. Esta é uma planta para criar um ambiente de verde total dentro de casa. Precisa de um ambiente quente e úmido, por isso se sentirá bem quando estiver calor. Precisa de luz indireta, então procure um cantinho onde chegue a luz indireta de janelas ou clarabóias para que ela cresça saudável. Suas enormes e intensas folhas verdes darão tamanha beleza ao seu ambiente que você ficará encantada.
Pode-se dizer modesta em sua aparência, a língua-de-sogra, espada-de-são-jorge ou Sansevieria é uma planta queridinha de todos. É fácil de entender o motivo, é porque ela é fácil de cuidar. Cresce facilmente e se mantém mesmo nas condições menos favoráveis. Isso porque ela é resistente e precisa de um pouco de água e fertilizante de vez em quando. Parece perfeita em grandes jardins. E com ela você pode criar um ambiente de deserto selvagem.
Não menos popular, e muito usado em jardins internos, é o bambu. Talvez porque tenha ganhado popularidade quando se descobriu que é perfeito para ter dentro de casa. Embora esta planta cresça bem em ambientes fechados e ao ar livre. Requer sombra e que o ambiente seja fresco. Para que cresça forte, deve ser colocado em um pote de vidro ou cerâmica. E você deve sempre ter água até a metade do vaso. E deve sempre ter luz parcial.
Não vamos esquecer os cactos para criar o jardim interno perfeito. É importante escolher aqueles que não têm espinhos. Principalmente se houver crianças em casa. Alguns são muito atraentes e bem cuidados, te surpreenderão quando a floração chegar. Eles são muito decorativos e precisam de poucos cuidados. Eles se adaptam bem a climas quentes e temperados. Assim, dentro de casa, eles se sairão bem, agregando valor ao seu jardim interno.
Quando tivermos mais dicas interessantes publicaremos aqui novamente.
Para acompanhar as publicações das Minhas Mãos, cadastre-se na nossa newsletter logo a baixo e recebe todos os nossos conteúdos no seu e-mail.